Os Criaturas

Os Criaturas
OS CRIATURAS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ciclistas usam prova no Rio para protestar contra adeus do velódromo

15/11/2012 14h44 - Atualizado em 15/11/2012 16h27

Última etapa do Campeonato Carioca de estrada teve imagens de feridas sangrando em rodas e abaixo assinado organizado pela federação

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Comente agora
Na manhã desta quinta-feira, cerca de 200 ciclistas se reuniram na pista do Aterro do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, para a última etapa do Campeonato Carioca da categoria estrada. No encontro, não faltaram manifestações contrárias ao adeus do velódromo do Rio, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e que será demolido em abril de 2013 por não estar de acordo com as exigências para as Olimpíadas de 2016. Parte do espaço será aproveitada na montagem de um novo centro de treinamento, em Goiânia (GO).
Rodas com imagens de uma ferida sangrando e cartazes com a mensagem "Não tem ouro na mão com o velódromo no chão" simbolizaram a indignação daqueles que praticam o ciclismo e apoiam a modalidade, seja qual for a categoria ou idade. Um abaixo assinado foi oferecido aos atletas presentes e às pessoas que passavam pelo local como parte de um manifesto liderado pela Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, que gostaria de ter na cidade dois velódromos. O presidente da entidade, Carlos dos Santos, criticou a transição para o novo velódromo, previsto para ficar pronto apenas em julho de 2015.
- Este velódromo poderia ser desmontado sim, depois que o outro estivesse pronto. Mas, que este outro não fosse provisório. Que fosse permanente. Eles querem montar outro pra desmontar no final da Olimpíada, nosso problema é muito maior, vamos perder tudo – disse o dirigente, que criticou o prejuízo a projetos do local.
- Nós recebemos este presente, foi o único legado em 2007 do Pan, começamos a desenvolver o ciclismo de pista no Rio, que era inexistente, partimos do zero. Hoje, temos 6 projetos acontecendo no Velódromo. O impacto é voltar à estaca zero – disse.
Ciclistas protestam contra demolicao do Velodromo do Rio (Foto: Reprodução SporTV)
Ciclistas protestam contra demolicao do Velodromo
do Rio (Foto: Reprodução SporTV)
O impacto que a espera pode ter sobre a nova geração também preocupa. Juan de Oliveira, de 14 anos e Vitor Demien, de 16, sabem que serão prejudicados.
- A equipe vai ter que mudar de cidade para treinar em outro lugar – critica Vitor.
- Isso vai interferir muito nos treinamentos, prejudicar os atletas. Não penso em desistir, vou erguer a cabeça e continuar para tentar ser o melhor possível – emendou Juan.
Informações passadas pela Prefeitura durante o anúncio da decisão da demolição do velódromo do Rio informam, contudo, que o novo local a ser construído não será provisório e, sim, definitivo.
- Se a gente levar uma medalha de ouro na estrada ou na pista vai fazer com que o nosso esporte apareça, independente do lugar que seja. Isso se a gente tiver um lugar pra treinar, o velódromo. Com a destruição dele, é a destruição de um sonho. Como é que eu vou treinar futsal num campo de futebol? – disse, indignado, o ciclista Rony Petersson, de 23 anos.

Fonte: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/11/ciclistas-usam-prova-no-rio-para-protestar-contra-adeus-do-velodromo.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário