Os Criaturas

Os Criaturas
OS CRIATURAS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tour do Rio: Ciclistas de elite ganham as ruas nesta quarta


Rio de Janeiro

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/tour-do-rio-ciclistas-de-elite-tomam-as-ruas-nesta-quarta

Mais de cem competidores largaram da Barra da Tijuca para enfrentar os 806 quilômetros da prova, em cinco etapas. Competição percorre cidades serranas e do litoral fluminense

Tour do Rio passa pela praia da Barra da Tijuca

Ciclistas passam pela praia da Barra da Tijuca, no Tour do Rio 2011 (Genílson Araújo/Ag.OGlobo)

No momento em que a situação do velódromo do Rio de Janeiro é incerta, o ciclismo carioca faz uma pausa nas discussões para um evento que, em sua terceira edição, já é considerado um sucesso. O Tour do Rio, ou Volta do Rio, competição entre 114 ciclistas de elite divididos em 19 equipes, começa nesta quarta-feira e segue até domingo, percorrendo cidades serranas e do litoral e passando por algumas das paisagens mais belas do estado.

A prova ainda não tem a mesma tradição da Volta de Ciclismo Internacional de São Paulo, mas também é considerada uma das principais provas de ciclismo da América Latina. Este ano, serão cinco etapas, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, o que totaliza 806 quilômetros. A largada foi dada pouco depois das 10h15 desta quarta, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca.
A novidade deste ano é a mudança de percurso da primeira etapa. Em vez de passar pelo perímetro urbano de Santa Cruz, a rota será pelo bairro vizinho de Paciência, onde são melhores as condições de segurança dos competidores. A mudança é resultado da avaliação de comissários internacionais baseada nos anos anteriores.
Favoritos - Uma das equipes favoritas é a colombiana EPM Une, que ficou com o título de 2011. Os cariocas da FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike também estão em destaque após vencerem uma prévia da prova, no último dia 19. Essa é a primeira competição internacional que o Rio vai sediar depois da chegada da Bandeira Olímpica à cidade. A Olimpíada, aliás, é um motivo a mais para o prestígio internacional da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário