Os Criaturas

Os Criaturas
OS CRIATURAS

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ciclistas pedem mais segurança após aumento de furtos e acidentes

16/05/2013 14h41- Atualizado em 16/05/2013 14h41

Com ruas planas, bicicleta se tornou principal meio de transporte em Itajubá.
Falta de ciclovias e estacionamentos seguros tem se tornado problema.

Do G1 Sul de Minas
Itajubá (MG) tem uma topografia diferente da maioria das cidades do Sul de Minas. Ruas planas levaram os moradores a adotar a bicicleta como o principal meio de transporte. São pelo menos 15 mil circulando pelas ruas todos os dias. Com tanta bicicleta, os problemas começaram a aparecer. Após furtos, roubos e acidentes constantes, quem usa este tipo de transporte cobra mais atenção do poder público.
Ao andar pela cidade, é fácil ver o quanto a bicicleta é usada pelos moradores. "Eu uso a bicicleta porque os horários de ônibus não batem com os horários da faculdade", explica a estudante Natália Fernanda. Nos estacionamentos das empresas, sobram vagas para os carros e faltam para as bicicletas. Gleyser Moraes de Mendonça percorre cerca de 30 quilômetros por dia vendendo salgados no veículo. "Eu uso para vender salgado, entregar gás, o que é possível conforme o peso que ela aguenta. Tem que ter dó da bicicleta", brinca o vendedor.
Com tanta bicicleta circulando pela cidade no trânsito, a falta de harmonia tem resultado em acidentes envolvendo ciclistas, sem falar do alto número de furtos e roubos. Para a Polícia Militar, muitas vezes os donos acabam descuidando das bicicletas e a orientação é para que os veículos sejam deixados em lugares seguros, com uso de cadeados. Gustavo Grilo Paiva, de 9 anos, conta que se descuidou e foi roubado bem no Centro da cidade. “Eu estava na praça e me distraí com meu amigo. Aí passou um rapaz e levou a minha bicicleta”, conta o garoto.
Desde 2011, a Polícia Militar faz o cadastramento das bicicletas no município. O objetivo é facilitar a localização em caso de furtos e roubos. De acordo com o secretário de defesa social de Itajubá, Nilton Gonçalves, o município pretende fazer uma parceria com a polícia nesse trabalho de cadastramento. “Os proprietários das bicicletas devem nos procurar, a Secretaria de Defesa Civil, para que possamos cadastrar e identificar os donos das bicicletas”, afirma Gonçalves.
Falta de ciclovias e estacionamentos seguros é problema para ciclistas de Itajubá (Foto: Reprodução EPTV)Falta de ciclovias e estacionamentos seguros é problema para ciclistas de Itajubá (Foto: Reprodução EPTV)
O número de acidentes envolvendo ciclistas é outra grande preocupação. Segundo o corpo de bombeiros, foram 52 acidentes de janeiro a abril deste ano. No mês passado, uma mulher de 32 anos morreu depois de ser atropelada próximo ao distrito industrial. O vendedor Mendonça reclama que a cidade deveria oferecer melhor estrutura para os ciclistas. “Precisaria de uma área só para os ciclistas passarem e lugar para estacionar”, diz o vendedor.
A administração municipal já estuda melhorias no trânsito visando beneficiar os ciclistas, como a criação de ciclovias e ciclofaixas, além de instalação de estacionamento para bicicletas. Segundo o secretário de defesa social, em 15 dias os bicicletários já estarão instalados. Já a ciclovia, só deve ficar pronta no início do ano que vem. Em relação ao cadastro, o secretário disse ainda que fará uma reunião com a Polícia Militar para retomar o serviço.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/05/ciclistas-pedem-mais-seguranca-apos-aumento-de-furtos-e-acidentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário