Os Criaturas

Os Criaturas
OS CRIATURAS

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ciclistas seminus se juntam ao Grito dos Excluídos, no centro do Recife

07/09/2013 11h18 - Atualizado em 07/09/2013 11h50

Objetivo inicial do grupo era andar de bicicleta sem roupa, pelo Centro.
Na 19ª edição do Grito, manifestantes convocam participação de jovens.

 
Grito dos Excluídos, no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)Grupo de ciclistas que pretendia fazer passeio sem roupa pelo Centro da cidade se juntou ao Grito dos Excluídos (Foto: Reprodução / TV Globo)
A passeata do Grito dos Excluídos deixou a concentração na Praça Oswaldo Cruz, no Recife, e toma a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da cidade, neste sábado (07). O grupo de manifestantes que pretendia fazer um protesto sem roupa, também no Centro, está acompanhando a caminhada do Grito de bicicleta. Eles estão vestindo roupas de banho, como biquíni e sunga.
A organização do Grito dos Excluídos estima a participação de 2 mil pessoas na caminhada. A passeata acontece no sentido Centro da Conde da Boa Vista. Os veículos estão circulando no outro sentido e há retenções no trânsito.
O protesto convocado Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc), com a proposta de realizar de um passeio ciclístico com todos os participantes nus, reúne aproximadamente dez pessoas, todas usando roupas de banho, como biquíni e sunga. Durante esta semana, a Secretaria de Defesa Social informou que nudez em público pode ser considerada atentado ao pudor, o que é passível de prisão, segundo o Código Penal.
Protesto reúne manifestantes de sunga, no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)Concentração dos ciclistas foi na Rua da Aurora, no monumento Tortura Nunca Mais (Foto: Reprodução / TV Globo)
O objetivo do grupo é fazer uma "reflexão crítica sobre os comportamentos da nossa sociedade, evidenciando a hipocrisia social que se escandaliza com a nudez, mas que naturaliza a miséria e a exploração". O percurso só será divulgado aos participantes pouco antes do início da manifestação.
Nas faixas e cartazes levados pelos manifestantes no Grito dos Excluídos, há mensagens convocando a participação da juventude nos protestos populares, palavras de apoio aos médicos estrangeiros convocados para o programa "Mais Médicos", do governo federal, críticas à corrupção no poder público brasileiro e uma bandeira do movimento gay.
Grito dos Excluídos, no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)Grito dos Excluídos acontece na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)
A Frente de Luta Pelo Transporte Público, que tem participado dos protestos mais recentes realizados no Recife, com pauta voltada para a concessão de passe livre para estudantes e para a instalação de uma CPI para esclarecimento do funcionamento do setor de transporte público no estado, acompanha o Grito dos Excluídos através do "Bonde do Passe Livre".

fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/09/ciclistas-seminus-se-juntam-ao-grito-dos-excluidos-no-centro-do-recife.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário