Os Criaturas

Os Criaturas
OS CRIATURAS

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pedalando para o Futuro' dá a largada para educar futuros ciclistas no trânsito

Projeto que começou nesta segunda-feira passará por 15 núcleos de Ribeirão Preto e atenderá cerca de 960 alunos em seis meses

23/09/2013 - 22:20
Jornal A Cidade - Bruno Bellomi
 

Milena Aurea / A Cidade
Crianças pedalam e recebem orientações de trânsito durante o primeiro dia de aula no Ceja (Centro de Jornada Ampliada) da Vila Virgínia (Foto: Milena Aurea / A Cidade)
Criança e bicicleta quase sempre é uma combinação de alegria e diversão. Entretanto, muitas vezes, os pequeninos se distraem quando pedalam pelas ruas, gerando riscos a eles e também a pedestres e motoristas. O aprendizado, então, foi o grande foco para a criação de uma escolinha de ciclismo, lançada nesta segunda-feira (23), em Ribeirão Preto.
O projeto “Pedalando para o Futuro”, idealizado pelo diretor da equipe ribeirão-pretana de ciclismo (São Francisco Saúde/Powerade/Açucar Caravelas/Gold Meat/Botafogo/SME) Danilo Terra, foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte e atenderá 960 crianças de 5 a 13 anos em 15 diferentes núcleos de Ribeirão Preto. A duração será de seis meses e cada turma de 40 alunos passará por quatro aulas até ganhar um certificado do projeto.
“O foco principal é poder passar uma orientação de boa condução da bicicleta, que, na maioria das vezes, é o primeiro veículo de todo mundo”, destacou Danilo Terra. O projeto disponibilizou 30 bicicletas.
Ciclista e professora
Integrante da equipe profissional de ciclismo de Ribeirão, Mariane Ferreira será uma das professoras do projeto, que esporadicamente poderá receber visitas de outros atletas da equipe. “Já tenho projeto social onde eu moro, em Aguaí (SP). Já tenho contato com crianças e aceitei esse convite”, disse Mariane, que nesta segunda já ministrou aulas às crianças.
Primeira ‘sala de aula’, Ceja já tem 12 modalidades
Primeiro local escolhido para receber o projeto “Pedalando para o Futuro”, o Ceja (Centro de Jornada Ampliada), localizado na Vila Virgínia, é referência em aulas esportivas para crianças de Ribeirão Preto e atende atualmente cerca de 700 alunos em 12 modalidades.
“Abrimos vagas no começo e meio do ano. Em algumas modalidades ainda temos vagas, mas a criança tem que estar estudando. Não é um requisito para se matricular, mas depois vamos cobrar o motivo de não estar estudando”, disse o coordenador do Ceja, José Luiz Araújo, que trabalha há dez anos no núcleo.
São atendidas crianças e adolescentes de 3 a 16 anos. No Ceja ainda há aulas para a terceira idade.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/esportes/NOT,2,2,883902,
Pedalando+para+o+Futuro+da+a+largada+para+educar+futuros+ciclistas+no+transito.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário